quarta-feira, julho 05, 2006

O jogo de Portugal

É impossível ficar indeferente à energia colectiva que se sente. Quando acordei, já sentia a energia do frenesim, da expectativa que Portugal está a viver. Podem dizer : " É só um jogo de futebol!" e eu respondo com três perguntas: Será? Será que não passa de um jogo de futebol? Se é assim porque se sente esta energia de união, de festividade, de contagem decrescente?
Ontem, estive a ver um documentário sobre as origens do futebol e sorri porque o desporto-rei está presente em todas as culturas desde há vários séculos e a sua base era a de celebração ao Deus do Sol. A bola simboliza a fruta que cresceu e amudereceu graças à acção do Sol. Já nos inícios, o futebol reunia aldeias inteiras para assistirem aos jogos. E hoje move e apaixona multidões!
O futebol é um óptimo pretexto para várias coisas. Primeiro, serve para as pessoas se unirem numa identidade nacional positiva, saudável e em segundo serve para festejar a vida, a alegria, a de viver num momento importante.
E posto isto, falta falar da energia do jogo Portugal- França.
A energia transmite-me que será um jogo calmo ao início. A energia para Portugal é de festa e para a França de uma lição a ser apreendida. Como sabem, eu não faço futurologia porque o futuro está presente nas decisões que tomámos Agora e que por isso, o resultado do jogo está dependente de muita coisa sendo a mais importante a energia com que as equipas vão entrar em campo. Porém, falando de probabilidades e baseada na Energia que sinto Agora, Portugal tem a maior probabilidade de vencer. A ver vamos!

1 comentário:

Alda Benamor disse...

Olá linda,
fizeste-me olhar para o jogo (e para o futebol, que não está no centro dos meus pontos de interesse) com outra perspectiva! Obrigada.